X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

PetCoaching - Cães com qualidade de vida, você com mais confiança

Entre Homens e Animais

SONHAR como necessidade da espécie

Por Carla Ruas dia em Blog

Entre Homens e Animais
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

A cada nova descoberta científica as semelhanças entre homens e animais vão se afunilando, o campo das emoções e sentimentos, da cultura e da linguagem, do aprendizado e de suas capacidades, aspectos que ja foram exclusivamente pertencentes ao ser humano, não mais são.  

 
A complexidade de nosso processamento, a consciência e capacidade para planejar, analisar e executar tarefas e de, muito antes disso, SONHAR.

 
O grande diferencial humano está em projetar o futuro, mesmo que totalmente diferente de sua realidade atual. Sua consciência da finitude, da relação com o tempo e espaço e com o mundo de possibilidades te faz criador do próprio destino

 
Somos a espécie convidada a criar partindo do mundo imaginativo e imaterial. Isso não é sobre superioridade, é sobre entender uma das necessidades mais intrinsicamente humanas: sonhar.

 
Subestimamos o que somos capazes de desejar, renegamos esse potencial pelos problemas e desafios da rotina e torcemos o nariz para os papos motivacionais sobre o tema, fugindo do fato crucial de que nosso mundo mental tem tanta ou maior importância do que temos em nosso mundo físico. 

 
Tudo que vemos e tocamos um dia esteve só no campo das idéias. Mesmo diante de situações adversas e controversas, podemos imaginar uma realidade completamente diferente, Viktor Frankl que diria.

Em seu livro "Man's Search For Meaning", esse médico psiquiatra sobrevivente da grande tragédia da humanidade, o holocausto, garantiu que seu número como prisioneiro em Auschwitz não apagasse os sonhos daquele nome e sobrenome que carregava.

 
O mesmo assim fez Martin Luther King, ao proferir o inesquecível discurso "I Have a Dream", sem nem imaginar que estava proferindo o nosso grande diferencial como espécie. Sonhar com outra realidade. 

 

Há mais semelhanças do que diferenças entre nós e os animais. 

Apenas 2% de diferença em nosso genoma comparado aos chimpanzés e mais de 80% de semelhança genética em relação aos nossos amados cães. 

 
Cada vez fica mais claro que cada espécie tem sua natureza e se queremos animais saudáveis oferecemos mais daquilo que lhes pertence. 


Ensinamos isso sobre cães, e que também façamos o compromisso em nos dar mais daquilo que precisamos: sonhos, metas, objetivos, novas habilidades e comportamentos para construir nossa vida do absoluto zero, com base em nossos mais ousados sonhos. 

 
Não fuja do convite, ouse ser cada vez mais aquilo que você sonha. 

 

*esse texto dá início ao meu novo Instagram para Profissionais. Acompanhe por lá: @carlaruas1
 

 

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Deixe seu comentário aqui:

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego.
Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Privacidade.

Sim, eu aceito.