Entre Homens e Animais
SONHAR como necessidade da espécie
Por Carla Ruas dia em Blog

A cada nova descoberta científica as semelhanças entre homens e animais vão se afunilando, o campo das emoções e sentimentos, da cultura e da linguagem, do aprendizado e de suas capacidades, aspectos que ja foram exclusivamente pertencentes ao ser humano, não mais são.
A complexidade de nosso processamento, a consciência e capacidade para planejar, analisar e executar tarefas e de, muito antes disso, SONHAR.
O grande diferencial humano está em projetar o futuro, mesmo que totalmente diferente de sua realidade atual. Sua consciência da finitude, da relação com o tempo e espaço e com o mundo de possibilidades te faz criador do próprio destino.
Somos a espécie convidada a criar partindo do mundo imaginativo e imaterial. Isso não é sobre superioridade, é sobre entender uma das necessidades mais intrinsicamente humanas: sonhar.
Subestimamos o que somos capazes de desejar, renegamos esse potencial pelos problemas e desafios da rotina e torcemos o nariz para os papos motivacionais sobre o tema, fugindo do fato crucial de que nosso mundo mental tem tanta ou maior importância do que temos em nosso mundo físico.
Tudo que vemos e tocamos um dia esteve só no campo das idéias. Mesmo diante de situações adversas e controversas, podemos imaginar uma realidade completamente diferente, Viktor Frankl que diria.
Em seu livro "Man's Search For Meaning", esse médico psiquiatra sobrevivente da grande tragédia da humanidade, o holocausto, garantiu que seu número como prisioneiro em Auschwitz não apagasse os sonhos daquele nome e sobrenome que carregava.
O mesmo assim fez Martin Luther King, ao proferir o inesquecível discurso "I Have a Dream", sem nem imaginar que estava proferindo o nosso grande diferencial como espécie. Sonhar com outra realidade.
Há mais semelhanças do que diferenças entre nós e os animais.
Apenas 2% de diferença em nosso genoma comparado aos chimpanzés e mais de 80% de semelhança genética em relação aos nossos amados cães.
Cada vez fica mais claro que cada espécie tem sua natureza e se queremos animais saudáveis oferecemos mais daquilo que lhes pertence.
Ensinamos isso sobre cães, e que também façamos o compromisso em nos dar mais daquilo que precisamos: sonhos, metas, objetivos, novas habilidades e comportamentos para construir nossa vida do absoluto zero, com base em nossos mais ousados sonhos.
Não fuja do convite, ouse ser cada vez mais aquilo que você sonha.
*esse texto dá início ao meu novo Instagram para Profissionais. Acompanhe por lá: @carlaruas1