PetCoaching

A PetCoaching quer trazer qualidade no relacionamento entre pessoas e cães. Isso significa diminuir as lacunas de comunicação existentes entre as espécies.

X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

PetCoaching - Cães com qualidade de vida, você com mais confiança

#CasosReaisPC: Xixi e Cocô no lugar certo

Como ensinar meu cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo?

Por Carla Ruas dia em Blog

#CasosReaisPC: Xixi e Cocô no lugar certo
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Mais um #CasosReaisPC pra você! :)


Hoje vamos falar dessa coisa fofa na foto, o Jack, um filhotinho da raça Galgo Italiano, muiito lindo, não é?! Mas como todo filhotinho, ele ainda está aprendendo as “boas maneiras”.

Afinal, tudo o que queremos de nossos cachorros deve ser ensinado: recompensando quando o comportamento correto acontece e ignorando quando os comportamentos indesejáveis aparecem.


O tema de nosso caso é: cocô e xixi no local correto.

Já adianto a vocês que a tarefa é muito maior dos tutores, nós como Educadores Caninos orientamos da melhor forma, vamos até a casa para recomendar a melhor forma de dispor o banheirinho e introduzir novas rotinas.


Porém, a paciência e consistência é toda de vocês. Portanto, sejam guerreiros! :)


O comportamento que seu cachorro persiste desempenhar acontece quando está sendo recompensado de alguma forma (a recompensa pode ser atenção, mesmo que estejamos brigando) o que precisamos é alterar exatamente esse ciclo de recompensa (xixi errado = atenção negativa), para aí sim o treino funcionar.

1) Antes de tudo: vamos dar uma olhadinha nos fatores básicos?

Isso é para garantir que o problema não esteja diante de nossos olhos e não vemos. O local que ele dorme e come é relativamente distante do banheirinho? É preciso respeitar que os cães não gostam de fazer as necessidade próximo da onde dormem e comem. 

2) Escolheu o local das necessidades? Amplie mais essa área!

Não tem jeito, por agora vamos ter que usar uma área um pouco maior do que você imaginava para ser o local do xixi e cocô. Só um ou dois tapetes higiênicos pode ser pouco! Mas calma, conforme ele for acertando, você vai diminuindo o tamanho da área gradativamente. Com calma e pa-ci-ên-cia!

3) Recompensa: a moeda de troca para os acertos!

Agora é a hora de mais paciência e fiscalização. Fique de olho no filhote e ensine desde novinho que ele tem o cantinho dele, onde ele terá acesso ao local de xixi e cocô, à sua caminha e alguns brinquedos. Fiscalize sempre para ver os acertos e, caso ele esteja solto em alguma outra área da casa, leve a área de xixi para perto dele!


Ele fez no lugar certo? OBA! FESTA!

petiscos, agrade, faça uma grande comemoração! Aí ele vai aprender que fazer xixi e cocô naquele local é igual a muitas coisas boas e gostosas.

Ihh! Ele errou!

Na verdade, o erro é nosso, não do cão.

Nós devemos dar chances máximas de acerto a ele, para que o erro não aconteça. Mas calma, isso é super natural acontecer, ainda mais com filhotes que ainda não tem controle absoluto do esfincter e costumam “testar” diversos locais e possibilidades, ainda mais se você tiver aquele tapete na sala fofinho tão agradável a eles para fazer xixi.


Mais uma dica: aonde o filhote tiver acesso, é importante que não tenha nada absorvente para que ele não seja induzido ao erro. Tire tapetes e qualquer outro material que não seja o de xixi e coco!


4) Não dê atenção ao erro!

Ou seja, se você viu lá o cocô ou xixi fora do lugar, finja que nada aconteceu, espere que ele saia do ambiente para você limpar fora da presença dele, para que ele não associe a atenção dada a isso.


5) Só queria que ele fizesse fora de casa/ só fizesse no tapete: não deseje isso!

É importante que ele saiba fazer as necessidades no tapete higiênico e também na grama, fora de casa. Só um ou só o outro pode deixar você e seu cão em uma situação terrível!


Vamos imaginar que você fique horas com ele no parque e ele fica se segurando para não fazer nada? Ou então que o dia está chuvoso e fica impossível de levá-lo para passear? Fora que segurar o xixi pode trazer graves problemas de saúde a seu cão!


Primeiro, ensine ele a gostar do tapetinho higiênico. Aprendeu? Agora leve-o para passear e veja se é natural para ele fazer na grama (isso pode levar alguns meses de passeio). Se não for, leve o tapete higiênico para os passeios e coloque em cima da grama, assim fica mais fácil dele associar com um lugar legal para fazer xixi e cocô. Gradualmente, retire o tapete até que ele se habitue com a grama.


Com paciência e consistência, o Jack vai aprender rapidinho. Ele já fez uma grande evolução em pouco tempo, graças às recompensas quando ele fez cocô na rua e no tapete.

Esteja preparado com petiscos para os momentos de acerto, hein! :)

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para #CasosReaisPC: Xixi e Cocô no lugar certo

Enviando Comentário Fechar :/