Focinheira: mocinho ou vilão?
A focinheira tem fama de ser algo desagradável, desconfortável e só de utilização em casos extremos. E isso está relacionado à falha na utilização preventiva, associada ao bem estar de humanos e cães.
Por Carla Ruas dia em Blog
Focinheira e BEM ESTAR?! Sim!
Focinheira é um equipamento de segurança, que previne acidentes. O bem estar depende do que você constrói com seu cão.
Imagine que você busque utilizar essa ferramenta SOMENTE na situação de STRESS crítico. Realmente será algo extremamente negativo a esse cão.
Agora imagine outro cenário: treinar de maneira POSITIVA o uso PREVENTIVO do equipamento. Mudou né?!
O valor da ferramenta é atribuído ao que você ASSOCIA a ela!
Como todos os treinos conduzidos no Adestramento Positivo, pensamos no preparo do cão para todo cenário.
Não se usa focinheira só quando precisa, mas antes de precisar!
Por isso, começamos introduzindo uma forte experiência positiva ao cão quando aproxima o focinho do equipamento. Normalmente um petisco na ponta da focinheira para que ele insira o focinho e seja reforçado por ter executado esse simples movimento.
Sem forçar. Sem prender. Escolha 100% do cão pelo reforço que oferece!
Marco e recompenso cada movimento de aproximação.
Após, vou aumentando a aproximação para tempo de permanência do focinho, até o estágio de treinamento de comandos com a focinheira.
O treino se refere a critérios bem definidos e saber evoluir gradativamente para progredir rápido. Esse é o treino de focinheira com o Wolvie, esse lindo Border Collie.
A dedicação da sua tutora EM CASA, na zona de conforto, sem distrações e com MUITO reforço foi determinante e suficiente para que ele gostasse da experiência e apresentasse conforto com a utilização do equipamento, mesmo diante do cenário crítico para ele, como a ida ao veterinário e a aplicação das vacinas.
Na foto, Wolvie está respondendo aos comandos dentro da clínica veterinária. O cenário que tinha tudo para ser estressor, foi rápido, eficiente e repleto de reforço!
Sabe o que o medo de uma mordida faz com os profissionais que precisam executar manipulações? Faz com que a experiência crítica de manipulação (ou tentativa de) aumente, fazendo o cão liberar ainda mais hormônios estressores a cada minuto que passa. O que era pra ser rápido, demora. O que era pra durar um segundo, dura uma eternidade para o cão.
Pensar em colocar uma focinheira só depois desse estágio crítico é realmente negativo!
Por isso que focinheira é ferramenta de segurança, de prevenção e de bem estar, SIM!
*Só recomendo a utilização de focinheiras Baskerville, que além de segura permite o cão respirar normalmente, beber agua e pegar petiscos facilmente. Qualquer outro modelo pode comprometer esses aspectos vitais!