PetCoaching | Metodologia Positiva, cientificamente comprovada em termos de eficiência e bem estar

X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

PetCoaching - Cães com qualidade de vida, você com mais confiança

Por trás dos vídeos fofos dos cães nervosos da internet

Parece inofensivo, engraçado e cheio de humor. Mas os vídeos que damos tanta risada dos cães nervosos por algum motivo aleatório não tem tanta graça assim, quando entendemos o ponto de vista dos cães.

Por Carla Ruas dia em Blog

Por trás dos vídeos fofos dos cães nervosos da internet
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Para nós, parece tão bobo e engraçadinho: “é só uma almofada irritando um cachorro”, “é só meu pé cutucando ele”, “é só um carinho diferente que faz ele agir assim, como se estivesse irritado”.


Eles mostram os dentes, rosnam, ficam com pelos arrepiados e outros sinais corporais que demonstram CLARAMENTE que a situação é NEGATIVA para eles. Mas continuamos achando fofo e engraçado.

 
Os cães simplesmente NÃO pensam: “Ah! Não preciso me importar com isso!”


Para eles é irritante e estressante da mesma forma, como algo desconfortável, incômodo, desagradável. E o pior: vindo de alguém, como nós, que deveríamos nos importar SOMENTE em trazer momentos de bem estar, que não quer causar qualquer sensação ruim a ele.


Fazemos isso principalmente quando os cães são pequenos ou filhotes, como se a irritação deles dependesse APENAS da capacidade deles realmente nos machucar, e não por ser algo ruim para ele.


Isso explica muito porque as pessoas acham os cães de pequeno porte chatos, como Yorkshires, Chihuahuas e Spitz Alemão. São eles que mais sofrem abusos de nós, infelizmente.


Se a gente trocar esse chihuahua por um cão de mais de 20 kg, que se comportasse dessa mesma maneira, irritado: essa pessoa agiria da mesma forma, provocando esse stress? Acharia tão bonitinho assim? Ou ficaria com medo pelos riscos que corre de tomar uma mordida violenta?


Não fazemos por maldade, eu sei. Eu já fui essa pessoa (só olhar a imagem do post, da direita). É por puro desconhecimento. Por não entender que a linguagem corporal dos cães é TUDO que eles tem para sinalizar seu desagrado, seu medo, suas frustrações, seu stress.


Se para nós não há motivos para tanto stress, saiba que para o seu cão ele não racionaliza motivos, ele apenas sente e demonstra com sua linguagem, ache você desnecessário ou não.

A forma que vemos as situações é bem diferente da forma como eles veem o mundo.


E a coisa só piora, pois incentivar e cultivar momentos como esse POTENCIALIZA comportamentos agressivos em tantas outras situações. Aí nós pensamos “Ele me mordeu, DO NADA!” ou achamos que ele é AGRESSIVO sem motivo.

Será que foi “do nada” mesmo ou você não percebeu o quanto desrespeitou a comunicação dele em outros momentos, não sabendo fazer a leitura de seus sinais para saber quando algo não está tão legal para ele assim, forçando situações desagradáveis pelo desconhecimento de sua linguagem?!


Eu mesmo já passei por isso na pele (já contei essa história na Semana PetFlix). Quando criança provocava esse mesmo stress no meu cão, o Snoopy (olhe a foto acima e perceba como estou colocando a minha mão na boca dele).


A minha brincadeira favorita com ele era entrar debaixo da coberta e provoca-lo a me morder! Eu achava o máximo! Aí ele cresceu e ficou extremamente agressivo sempre que eu ou qualquer pessoa tentávamos fazer qualquer tipo de manipulação nele, como pegá-lo no colo, por exemplo. Ele já chegou a me morder violentamente e outras pessoas que tentaram “dominado-lo”. Hoje sei claramente o que aconteceu.


Por isso que entender o comportamento animal e aprender sobre Educação Canina vai além de adestrar os cães, é sobre entender de fato o que leva os animais a terem determinados comportamentos e o mais importante: aprender sobre a linguagem corporal deles e como isso é ESSENCIAL para um bom relacionamento com os animais!


Não menospreze a linguagem corporal dos cães. Isso é TUDO que eles tem para se comunicar com a gente!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Por trás dos vídeos fofos dos cães nervosos da internet

Enviando Comentário Fechar :/