PetCoaching

A PetCoaching quer trazer qualidade no relacionamento entre pessoas e cães. Isso significa diminuir as lacunas de comunicação existentes entre as espécies.

X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

PetCoaching - Cães com qualidade de vida, você com mais confiança

Passeio: Emoção & Comportamento

Quer passear melhor com seu cão? Então saiba onde tudo começa...

Por Carla Ruas dia em Blog

Passeio: Emoção & Comportamento
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Postei no Instagram alguns dias atrás sobre as práticas devidas e indevidas nos passeios com nossos cães, dando alguns flagrantes de erros e acertos durante uma ida ao parque. Pontuei comprimento de guia, modelo de coleira e conduta. Recebi milhares de mensagens com dúvidas em relação a isso. Como agir, como conduzir, como ensinar a passear e mais muitos "como".

E como conclusão, a fim de falar algo que abordasse muitas das dúvidas, percebi que o aspecto emocional dos cães é negligenciado ou desconhecido.

Falar em mudança de comportamento é falar, antes de tudo, em estados emocionais equilibrados ou em níveis aceitáveis, para que o aprendizado seja de fato absorvido e posto à prova.

A ideia da maioria é "trabalhar" nossos cães nos piores momentos deles, em que os comportamentos indesejados são reflexo de um estado emocional abalado, em completo desequilíbrio.

Queremos o melhor deles, sem nem prepará-los para o Grande Desafio, no caso, o passeio. É preciso entender que grande parte dos problemas no passeio envolvem um estado emocional ansioso.

Puxar, latir ou reagir são respostas emocionais, não apenas comportamentos indesejados isolados.

Quem nunca foi acometido por palpitações, tremedeiras, tiques nervosos e etc quando se deparou com situações desafiadoras? Provas, reuniões, vestibular...Nós bem conhecemos a ansiedade e seus malefícios. E essa analogia é possível, pois a ansiedade participa da vida emocional dos cães também.

Sem preparo prévio não há resposta emocional a nosso favor. Isso requer dedicação e planejamento. E eu não falo em fazer 1, 2 ou 3 repetições.

Falo em consistência, paciência e persistência. O Ciclo do Sucesso! (tem vídeo meu sobre isso, só clicar aqui).

Portanto, sendo bem breve quero com este texto apenas provocar reflexão:

Como está o preparo ao passeio do seu cão?

O quanto dedica-se a este momento previamente com ele? Como é o comportamento dele em casa, para que fora dela seja reflexo do que ensinou antes? Comente aqui! 

Eu e a Camilli Chamone, do Seu Buldogue Francês, iremos realizar um evento em São Paulo, no dia 19 de Maio e falaremos sobre melhora e diminuição da ansiedade, em que eu darei foco nas condutas de passeio.

Quer participar? Então clica no link abaixo e receba as informações em primeira mão!

TENHO INTERESSE EM PARTICIPAR DO EVENTO AO VIVO (SP)

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Passeio: Emoção & Comportamento

Já temos 2 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Yatta Boakari

Yatta Boakari

Muito boa essa reflexao! A emocao do cao faz muita diference nessas situacoes com tantos estimulos. Adiciono tambem que o nosso estado emocional tambem faz uma grande diferenca em como o cao reage, noto muito isso com a minha Border Collie.
★★★★★DIA 24.04.18 11h03RESPONDER
Carla Ruas
Enviando Comentário Fechar :/
Carla  Ruas

Carla Ruas

Com certeza!! Nosso estado emocional influencia e muito!! :)


Auubrigada!

★★★★★DIA 07.05.18 18h57RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/