PetCoaching

A PetCoaching quer trazer qualidade no relacionamento entre pessoas e cães. Isso significa diminuir as lacunas de comunicação existentes entre as espécies.

X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

PetCoaching - Cães com qualidade de vida, você com mais confiança

Os Cães Entendem o que Falamos?

O que muita gente tirou de conclusão é que os cães entendem o que queremos dizer. Será?!

Por Carla Ruas dia em Blog

Os Cães Entendem o que Falamos?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Em agosto de 2016 saiu uma pesquisa que deu o que falar. Os principais títulos divulgados diziam que os cães entendem a linguagem, assim como nós.

O que muita gente tirou de conclusão é que os cães entendem o que queremos dizer. Será?!

É preciso esclarecer que não é bem assim. O grande ganho da pesquisa foi a descoberta que os cães dividem o processamento da informação, assim como nós: o lado esquerdo do cérebro discrimina o significado das palavras e o lado direito do cérebro a entonação, o contexto emocional do som.

Em termos de evolução de linguagem, o resultado mostra a capacidade de processar significado e emoção em diferentes áreas dos cérebro e simultaneamente, ou seja, não é uma exclusividade dos seres humanos.


O que não podemos interpretar: eles não entendem TUDO o que dizemos.

Eles compreendem as palavras as quais tiveram ASSOCIAÇÕES com as mesmas. Isso você já deve ter feito com seu cão: de tanto repetir palavras, como "tomar banho" e  "passear" e elas precederem os acontecimentos, de ir ao banho ou de ir à rua. É só repeti-las que, imediatamente, eles irão se esconder ou abanar o rabo de alegria.


Eles aprenderam o significado destas palavras, assim como foi feito nesta pesquisa, usando termos já muito conhecidos, como "Bom garoto!" e "Muito bem!".

Eles podem aprender, cada vez mais rápido o que as palavras significam durante nossas interações, o que elas antecedem e quais comportamentos acontecem após sua repetição, porém essa associação se faz necessária. Não há nenhuma evidência que eles compreendem a linguagem, por si só.


O fato é que as palavras ditas em uma entonação positiva, sejam elas conhecidas ou não, ativarão a parte do cérebro ligada a recompensas.

O tom de voz gentil e nossas expressões corporais que transmitem sinais de comunicação positiva, serão recompensantes aos cães. Se elas tiverem significado aos cães, como "passear", ativarão a outra área do cérebro, enquanto se falarmos "tanto faz", não ativarão a área responsável por discriminar seu significado.


Esse esclarecimento a respeito de pesquisa é muito importante, visto que muitos tutores ainda tentam justificar as broncas que dão aos seus cães porque acreditam que "ele sabe o que fez" e "entendem tudo o que quero dizer".

E isso nada tem a ver

Uma informação que possa carregar o sentido de que eles entendem cada palavra que dizemos pode reforçar ainda mais os tutores desavisados a dar broncas e punições aos seus cães.


Precisamos compreender do que eles são capazes (ou não) e identificar quando nossas expectativas extrapolam essas condições e vão para o nível do antropomorfismo.

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Os Cães Entendem o que Falamos?

Enviando Comentário Fechar :/