Terapia Assistida por Animais (TAA) e Educação Assistida por Animais (EAA)

Um cão que desenvolve os papéis de assistência ou terapia deve desempenhar uma missão bem definida: sua presença não se diferencia só pelas 4 patas e rabo abanando. Dentro do cenário que atua, é essencial que ele seja capacitado para atuar de maneira positiva com o público em questão.

Para isso, as aptidões natas são essenciais, além do desenvolvimento contínuo de suas habilidades para desempenhar seu papel com maestria. O bem estar DEVE ser garantido para ambas espécies: humanos e cães.

Com isso, o resultado é um misto de magia e emoção: o contato com os cães torna cada pessoa diferente, de suas reações ao contato até ao simples olhar. Sua fisiologia identifica e reconhece o amor que ele traz, o que é transmitido nos sorrisos e na linguagem corporal em busca desse afeto.

Um ambiente que recebe um cão, jamais torna-se o mesmo. Ele altera a forma como nos relacionamos até entre nós mesmos: nos dá abertura às brincadeiras, à diversão, à espontaneidade. Somos essência em sua presença.

De crianças a idosos: todos saem ganhando. Mas o mais importante é destacar que o cão não é simples instrumento. Muitos que demonstram interesse nesse tipo de trabalho não consideram que isso seja de fato um trabalho para o cão. É sim! Cansa, gera certo stress e uma necessidade de manejo do ambiente e das interações constantemente, não é simplesmente expor o animal à situação. 

O interesse que tenho por este trabalho e o treinamento específico para o desenvolvimento destes cães para atuarem muito bem seu em seu "job description” vem da beleza que muitos vêm nesse contato, mas que a maior paixão veio mesmo quando vi a seriedade que esse trabalho é realizado!

Uma honra poder preparar e auxiliar cães tão especiais nessa jornada de trabalho e capacitá-los a atuar cada vez melhor, garantindo seu bem estar.

Um agradecimento especial à minha grande amiga Andrea Petenucci, que tem competência e sensibilidade como marca principal, ela é a melhor escola viva de Educação e Terapia Assistida por Animais e ao querido Vinicius Ribeiro que carrega o amor à profissão, às pessoas e aos cães no seu dia a dia.

Gratidão!

Artigos Relacionados