PennyLane e a Ansiedade de Separação

Essa é Penny Lane, uma vira-lata muito da sortuda! Ela foi adotada há pouco mais de 3 meses, já adulta. Linda, não é?!  (e esse brilho no pelo de dar inveja?!)


Seus tutores a resgataram e foram presenteados com a doçura dessa cachorra! Super sociável e carinhosa! 


Adaptou-se rapidamente ao novo lar, aos novos tutores e ao novo estilo de vida. E mais: AMA sua nova casa e os cuidados que recebe!


O desafio está sendo em deixá-la sozinha: ela fica muito chorona ao ser deixada o que nos traz o quadro de Ansiedade de Separação. E, desde então, estamos treinando essa pleníssima cachorra a ficar também plena quando está sozinha e que tudo vai ficar bem com ela! 


Diferente do Condicionamento Operante, o sistema “pensante”, em que trabalhos a inserção dos comandos, por exemplo, temos aí que trabalhar na mudança de resposta emocional da Penny (Condicionamento Clássico)


Treinar comportamentos é BEM diferente de Transformar emoções!


Não podemos treinar as emoções, mas podemos mudá-las.

E, por este simples motivo, já invalida qualquer trabalho que visa punir ou causar desconforto a um cão que sente medo, fobia, ansiedade ou tenha qualquer reatividade!

E como fazer isso? 

Associação contínua com algo bom quando o evento acontece em forma de simulações menos estressantes, ou seja, sob nosso máximo controle. 

Entre os treinos de Ansiedade de Separação, estão:

E por aí vamos conduzindo a Penny a um estado mais tranquilo, como ela e seus tutores merecem!

ATENÇÃO: Não adote ou adquira um outro cão na casa para solucionar um possível quadro de Ansiedade de Separação no seu cão! Essa não é a atitude mais correta e nem a mais eficiente.

A separação é, na maioria dos casos, voltada aos tutores e a chegada de um novo cão na casa não muda o stress e a ansiedade. Pelo contrário, pode acabar por prejudicar o bem estar do novo cão.

Nenhum cão merece a carga e a responsabilidade de estar em um lar para suprir as necessidades de outro cão! 

Artigos Relacionados