Carta Aberta ao Dia dos Animais

Antes de tudo, é o Dia em que todos nós nos unimos em torno de semelhanças e não de diferenças: somos todos animais, antes de toda humanidade que carregamos, somos todos animais.

Isso é um convite à empatia, que pode ser estendida aos demais 364 dias do ano, mas que neste dia único e especial possamos aproveitar para nos lembrar e renovar nossa conexão.

Seja homem, cachorro, gato, cavalo, boi, galinha, pássaro e até esquilo (mesmo o da Disney! Entendedores entenderão!) estamos todos conectados.

Somos fonte de vida e de renovação. Isso não é diminuir nossa humanidade, é ampliar nossa capacidade única de consciência.

Porque somos nós, os humanos, os responsáveis por cuidar dos demais. Acolher é mais do que estimar, é compreender.

Que neste lindo Dia possamos lembrar de nosso papel natural de cuidadores dos que aqui habitam, nos empoderando de nossa capacidade da manutenção da vida na Terra, da entrega de zelo e bem estar a todos os animais.

Que seu cachorro ou gato que vive aí contigo, em seu lar, te lembre do que você aceitou ao recebê-los: cuide, ame, entregue e, acima de tudo, entenda e respeite.

Que seja uma ponte de quatro patas peluda e fofa com as demais criaturas maravilhosas do nosso Reino Animal. 

Que seja um convite diário à compreensão de uma natureza tão semelhante e tão diferente da nossa.

Que seja um pedido por respeito às diferenças, mesmo quando tudo parece óbvio à nossa percepção, é preciso estender a mão e se reverenciar ao conhecimento do universo deles, tão particular.

Entender seus comportamentos, é poder fazer o que nenhum outro animal pode, a não ser o humano: investir no aprendizado de outra espécie para gerar mais conexão e relacionamentos mais fortes.

Um convite deste dia a todos nós: faça das relações, um estado consciente de entrega e amor. Feliz Dia dos Animais!

Artigos Relacionados